Tecnologias que mudaram o mundo

Desde o surgimento da máquina a vapor, no século XVIII, passando pela eletricidade, o rádio, a TV, os microprocessadores e as telecomunicações, as inovações tecnológicas influenciaram diferentes campos do conhecimento, dentre eles o comportamento, a linguagem, a geografia, a cultura e a ciência.

A Primeira Revolução Tecnológica
A máquina a vapor no transporte e na indústria

O trabalho no campo passou por um processo de mecanização, alterando a rotina de produção nas zonas rurais. O trem a vapor e os motores à combustão (estes últimos desenvolvidos entre os séculos XIX e XX) impulsionaram o movimento migratório dos trabalhadores por melhores condições de vida. As grandes cidades cresceram num ritmo acelerado e os principais países europeus se industrializaram.

O trabalho braçal do campo foi gradativamente sendo substituído pelas máquinas a vapor da indústria dos grandes centros urbanos que, com o passar dos tempos, adquiriram maior capacidade e velocidade de produção. A indústria têxtil foi a que mais cresceu no final do século XVIII e, juntamente com a ferrovia, aumentou a circulação de mercadorias. Todas essas mudanças estão inseridas nas Primeira e Segunda Revoluções Industriais.

No início do século XX, países subdesenvolvidos passaram por um processo tardio de industrialização com a chegada de empresas estrangeiras, evidenciando não só o trânsito de pessoas, mas também o de mercadorias. O que antes era regional, passou a ser global. Na ciência, a descoberta de novas substâncias - como a penicilina, em 1928 - combateram de forma eficaz infecções, pneumonias e epidemias, prolongando a expectativa de vida da população.

A Segunda Revolução Tecnológica
O rádio, a TV, o satélite e os microcomputadores

Em 1896, com base em pesquisas sobre indução magnética e ondas eletromagnéticas, o físico Guglielmo Marconi inventou o rádio. As primeiras transmissões de TV datam de 1935, na Alemanha, e não demorou muito para a televisão se popularizar e se tornar o principal meio de comunicação da sociedade. Em 1954, a rede americana NBC realizou a primeira transmissão de TV em cores.

O surgimento da telefonia (transmissão de voz por cabos), no final do século XIX e início do século XX, aproximou pessoas fisicamente distantes e alterou significativamente, com o passar dos anos, a linguagem oral e escrita.

A evolução dos processadores trouxe, consequentemente, a popularização dos microcomputadores (na década de 80). Com ele os usuários passaram a criar e editar documentos, além de processarem mais rapidamente as informações. Inicialmente, foi muito utilizado nas empresas para o processamento de informações corporativas, cálculos, armazenamento e etc.

A disputa armamentista entre União Soviética e Estados Unidos entre os anos 50 e 90, conhecida como Guerra Fria, forçou os dois países a entrarem também numa queda de braço pela superioridade tecnológica. O lançamento do primeiro satélite artificial da União Soviética, o Sputnik 1, em 1957, e o lançamento do americano Explorer 1 no ano seguinte, foram marcos importantes para a transmissão via satélite.

Em 1969, outra tecnologia impulsionada durante a Guerra Fria foi o desenvolvimento, pelos militares americanos, de um sistema de comunicação entre computadores, a Arpanet. Seu objetivo era um sistema de troca de informações estratégicas de guerra que não fosse afetado por possíveis bombardeios provocados por uma guerra real.

A Terceira Revolução Tecnológica
A Internet, a telefonia celular, o smartphone e os aplicativos móveis

Com o fim da Guerra Fria nos anos 90, a Arpanet foi liberada para uso comercial, dando origem à Internet. Agora, com a popularização dos microcomputadores, os usuários passaram a acessar a internet, efetuar pesquisas, se corresponder eletronicamente de forma instantânea, realizar conversas instantâneas e inúmeras outras atividades que aproximaram ainda mais as pessoas e diminuíram o tempo de resposta da comunicação.

Também nos anos 90, a telefonia celular foi o início de uma nova fase de inovações tecnológicas do século XX. Gradativamente, os sistemas analógicos (AMPS) foram senso substituídos pelos digitais (CDMA, TDMA, GSM, 3G, 4G), os aparelhos agregaram novas funcionalidades além da conversação, como armazenamento e troca de mensagens de texto (SMS) e multimídia (MMS). O aparelho celular foi substituído pelo smartphone, que uniu em um único dispositivo as funcionalidades do telefone celular e dos microcomputadores - com armazenamento, edição de imagens e documentos, acesso à Internet, câmeras de alta resolução para fotos e vídeos, geolocalização, streaming, interação social, publicação de conteúdos e aplicativos (ou Apps). Dentre os aplicativos mais baixados estão os de ​​redes sociais, mensagens instantâneas, mapas e navegação, jogos, música, transações bancárias e financeiras, notícias, compras ​​e muitas outras atividades que facilitam o dia a dia das pessoas.

O aumento das velocidades de transmissão de dados e o aumento da capacidade de processamento de dados inaugurou uma nova categoria de serviços de tecnologia que dispensam a compra, pelo usuário e pelas empresas, de hardwares e softwares que executam as mais variadas gamas de serviços, como soluções de armazenamento e aplicativos de produtividade. Com a Computação em Nuvem (Cloud Computing), as operadoras disponibilizam serviços de armazenamento (PaaS) e de softwares (SaaS) na Nuvem. O usuário acessa seus arquivos ou aplicativos (que ficam hospedados no provedor) pela Internet, dispensando a compra de licenças e a instalação de softwares em computadores. Outro tipo de serviço cloud é a possibilidade de o usuário acessar uma máquina virtual (IaaS) remotamente, pela Internet, para rodar aplicações robustas e códigos de programação complexos que exigem alta capacidade de processamento, espaço em disco e memória.

Os anos de 2016 e 2017 iniciam uma nova fase de inovações tecnológicas: a Transformação Digital (ou Quarta Revolução Industrial). Na próxima matéria vamos falar sobre Transformação Digital, quais suas características e como ela afeta o nosso dia a dia.

Acompanhe a IMAGO Cloud Solutions e a Venha Pra Nuvem nas mídias sociais e mantenha-se informado sobre o mundo da tecnologia.