O que é Virtualização?

Virtualização é o conceito que, tecnologicamente, viabiliza a execução local de aplicativos, sistemas, linguagens, ferramentas ou softwares robustos e complexos instalados em dispositivos remotos alocados na nuvem. Os dispositivos na nuvem são chamados de Máquinas Virtuais (VMs) e, fisicamente, estão localizados em datacenters distribuídos por todo o mundo.

A técnica de virtualização permite que um colaborador, dentro de uma empresa, através de seu PC ou Notebook, acesse Máquinas Virtuais que disponibilizam recursos avançados de espaço em disco (HD), memória e processamento, além de softwares robustos e avançados que exigiriam altos custos para serem manipulados localmente.

Dentre as principais vantagens dos ambientes virtuais estão a economia com hardwares e softwares, a otimização do espaço físico, o melhor aproveitamento da equipe de TI e a obtenção de resultados em menor tempo, diferenciais importantes para potencializar a competitividade das organizações no mercado. Com todas essas vantagens, toda a empresa concentra esforços no Core Business do negócio, ou seja, no que é mais relevante para a organização.

A Computação em Nuvem viabiliza a criação de ambientes virtuais para seus clientes com a máxima proteção dos dados e alta disponibilidade da solução. Além de serviços de Infraestrutura (IaaS) e Desenvolvimento (PaaS) de aplicativos Web e Mobile, o Microsoft Azure possibilita a virtualização da Produtividade (SaaS) das empresas oferecendo soluções de Business Intelligence e Análise de grandes volumes de dados (Big Data). No ambiente de desenvolvimento, o Azure disponibiliza Máquinas Virtuais que rodam ambientes Windows e Linux, de fácil dimensionamento, e soluções de balanceamento de carga que facilitam o trabalho de acordo com a demanda. O desenvolvedor confecciona aplicativos com as suas linguagens preferidas, como .NET, PHP, NODE.Js, Java, Python e etc.

Entre em contato com a IMAGO e saiba como os ambientes virtuais podem viabilizar o seu negócio.