O que é SaaS, IaaS e PaaS?

Muito tem se falado na Web e nas redes sociais sobre computação em nuvem e suas facilidades. Mas são poucas as fontes de informações que falam sobre os tipos de serviços oferecidos pela nuvem. Por exemplo: um ambiente de desenvolvimento de aplicativos é um software ou uma plataforma? Uma solução para armazenamento de arquivos é uma plataforma ou uma infraestrutura?

Hoje vamos falar um pouco sobre os três tipos de serviços de computação em nuvem disponibilizados por provedores de nuvem: SaaS, IaaS e PaaS.

O SaaS (Software como Serviço) é uma solução completa de softwares disponibilizados na internet fornecidos por provedores de serviços de nuvem. Com ele, as empresas não precisam mais comprar licenças, instalar e atualizar softwares nos dispositivos internos dos usuários, visto que toda a facilidade está disponível na Nuvem, podendo ser acessada pelo browser de qualquer navegador web através de uma URL. Como exemplos de software como serviço, podemos citar o Office 365, onde o usuário acessa, cria e edita documentos do Word, Excel e PowerPoint pela internet. Outras soluções WEB que se encaixa nessa categoria são o SharePoint Online, o Dynamics 365 e o Project Online, onde as empresas administram o seu negócio com toda a segurança e sigilo das informações pela Internet.

Os principais benefícios do SaaS são: alta disponibilidade da solução, tecnologia de ponta à custos reduzidos, upgrades automáticos, fácil integração com outras plataformas (Nuvem Híbrida) e níveis elevados de segurança e proteção dos dados.

O IaaS (Infraestrutura como Serviço) é um datacenter em nuvem gerenciado pela Internet, sem a necessidade de montagem de infraestruturas locais para abrigar servidores físicos. Toda a infraestrutura que abriga uma gama de soluções de SaaS (Software como Serviço) está na nuvem, como: plataformas de análise de dados (Big Data); aplicativos de produtividade; armazenamento, backup e recuperação de desastres; computação de alto desempenho; redes privadas; transferência de dados; e hospedagem de sites.

Com a infraestrutura de TI na Nuvem, as empresas pagam somente por aquilo que utilizam, além de escalonarem facilmente seus recursos de acordo com a necessidade e demanda.

Já o PaaS (Plataforma como Serviço) é um ambiente de desenvolvimento na nuvem onde as empresas criam, testam e gerenciam seus aplicativos pela Internet. A distribuição dos Apps fica por conta dos serviços de streaming e transferência de dados, também fornecidos pela plataforma. Os provedores de Cloud Computing disponibilizam atualizações dos aplicativos das empresas para os clientes através do serviço de notificações Push, facilitando a interação entre o aplicativo e o usuário.

Por ser robusto e flexível, o ambiente de desenvolvimento na nuvem reduz o tempo de codificação dos aplicativos, uma vez que a plataforma já possui elementos pré-codificados, frameworks, linguagens, diretórios e recursos de segurança que simplificam o trabalho dos desenvolvedores e reduz o tempo de resposta da empresa frente aos concorrentes.

Seja para serviços de aplicativos de produtividade, infraestrutura e ambientes de desenvolvimento, a nuvem tem uma gama de soluções para que as empresas tenham acesso ao que há de mais moderno em tecnologia à um custo reduzido. Toda a parte de manutenção da nuvem fica por conta de especialistas certificados, deixando as organizações livres para focar em atividades mais importantes para o negócio.

Entre em contato com a IMAGO/Venha Pra Nuvem e desfrute de tecnologia de ponta à um custo reduzido para sua empresa se destacar no mercado em que atua.