O que é Computação em Nuvem (Cloud Computing)?

A cada dia que passa as empresas precisam processar um imenso volume de dados e informações para obter insights que auxiliam na tomada de decisões estratégicas, o que torna inviável armazenar ​esses dados em servidores locais. A grande quantidade de dados que está sendo gerada e acumulada pelas organizações, chamada de Big Data, precisa ser armazenada em locais seguros e que suportem toda essa variedade de informações, ativos importantes que tornam as empresas mais competitivas.

As diferentes soluções oferecidas pela computação em nuvem, como o Armazenamento de diferentes tipos de dados e aplicativos, ferramentas de Análise de Dados, Serviços de Streamimg, Máquinas Virtuais, Bancos de Dados, Redes Virtuais e Internet das Coisas (IoT), auxiliam as organizações na redução de custos ao mesmo tempo em que fornecem tecnologias de ponta para o desenvolvimento de novos produtos, análise eficiente de dados, otimização do tempo dos colaboradores e aumento da produtividade nas organizações.

A Computação em Nuvem é o armazenamento de dados e aplicativos em máquinas e servidores virtuais localizados em datacenters distribuídos para serem disponibilizados através da Internet, sem a necessidade de altos investimentos em softwares, recursos avançados de espaço em disco, memória e processamento, além do melhor aproveitamento do espaço físico no ambiente organizacional.

Quando os aplicativos são armazenados na nuvem, os usuários acessam seus recursos através de páginas Web, via navegadores (browsers). Com os aplicativos rodando em datacenters distribuídos, os computadores dos usuários ficam livres para tarefas mais importantes para o negócio.

O armazenamento de documentos na nuvem retira das organizações o ônus de salvar arquivos localmente, o que demanda hardwares locais para o armazenamento de dados, como servidores de arquivos, HDs externos e etc. Sem contar que esse estoque de documentos dentro da empresa requer serviços de backup confiáveis, além do aumento de funcionários qualificados para garantir a segurança dos dados.

Outra vantagem do Cloud Computing é a utilização eficiente das equipes de TI e Suporte local das empresas, que não precisam atender chamados para resolver problemas de hardware e software de servidores locais. Uma equipe reduzida é suficiente para manutenções da rede local de computadores e dos dispositivos dos usuários.

Otimizar o tempo, diminuir o número de colaboradores e cortar gastos com recursos de hardware e software são cruciais para que as empresas ganhem competitividade no mercado . Direcionar esforços para o que realmente é importante para o futuro dos negócios e para a tomada de decisões mais assertivas é o objetivo principal das novas tecnologias disponíveis no mercado.

A IMAGO trabalha com os dois melhores provedores de computação em nuvem do mercado: Microsoft Azure e Amazon Web Services. Entre em contato conosco, conheça a melhor solução para o seu tipo de negócio e para o tamanho da sua empresa e coloque de vez o seu negócio na Nuvem.​