Capex ou Opex? Veja o melhor investimento para sua empresa.

No mundo da tecnologia, existem duas formas de aquisição ou contratação de produtos e serviços: CAPEX e OPEX. Ambas podem se adequar a cada tipo de negócio, dependendo do tamanho, estrutura, objetivos e capacidade de investimento das empresas. Períodos de instabilidade econômica, política e financeira também devem ser levados em conta na hora de escolher a melhor opção de contratação de produtos e serviços, apontando sempre para a rentabilidade e competitividade do negócio.​

O CAPEX – conhecido como despesas de capital – é a verba destinada para a compra de bens de capital, como, por exemplo, um hardware ou um software. Já o OPEX – conhecido como despesas operacionais – são os custos associados ao consumo ou manutenção de um produto ou serviço.

Quando uma empresa investe na compra de um software, por exemplo, o gasto com equipamentos, licenças e instalações (CAPEX) se soma automaticamente aos gastos operacionais (OPEX), o que pode sair muito caro para o negócio. Sem contar que a organização precisa manter em seu quadro de pessoal uma equipe qualificada para manter a operacionalidade da solução adquirida.

Quando a organização investe no aluguel de uma solução (OPEX) – que podemos chamar também de Outsourcing –, ela praticamente elimina os custos da compra de um bem, concentrando esforços somente na utilização e manutenção da facilidade (OPEX), seja ela uma infraestrutura, plataforma ou dispositivo na nuvem.

As vantagens mais evidentes quando se elimina despesas de capital (CAPEX) são o aumento na flexibilidade dos custos e redução das necessidades de financiamento, além de ser um custo a menos para a companhia, que pode direcionar investimentos em ouras frentes para o sucesso do negócio.

Contratar soluções de computação em nuvem evita que as empresas gastem com aquisição de equipamentos e licenças (CAPEX) e, com os serviços especializados de suporte em ambientes cloud, basta uma equipe reduzida de TI para manter funcionalidades de rede, dispositivos e softwares locais. Todas as soluções em nuvem se encontram em datacenters distribuídos pelo mundo, e os funcionários acessam as facilidades através da Web, via Browser. Seja um serviço de armazenamento de dados e aplicativos, um sistema de análise preditiva de dados, ou um ambiente virtual para desenvolvimento de aplicações robustas, as soluções de Cloud Computing da Azure atendem perfeitamente às empresas que querem diminuir seus custos com aquisição de equipamentos e licenças de softwares. O cliente tem à disposição uma equipe de suporte qualificada para manter a operacionalidade das soluções e capacitar os colaboradores para o melhor aproveitamento das ferramentas da nuvem.

A suíte de aplicativos de escritório na nuvem da Microsoft também contribui para que as empresas eliminem custos de CAPEX. Com o SharePoint Online e o Office 365, o cliente não precisa comprar servidores e licenças de softwares, muito menos investir em recursos avançados de desempenho, como processamento, armazenamento e memória. Todas as facilidades são acessadas através da Internet, sem a necessidade de executar localmente as aplicações e armazenar arquivos e documentos nos servidores da empresa.

Com a parceria da IMAGO/Venha Pra Nuvem com a Microsoft, sua empresa elimina custos com aquisição de licenças e aproveita o que há de melhor em aplicativos de produtividade​ para o sucesso do seu negócio. Fale Conosco!