Big Data: Gerenciando grandes volumes de informações

Podemos definir o Big Data como um conjunto de dados muito grandes, estruturados ou não, que sistemas simples de gerenciamento de dados não conseguem processar.

Em 2000, o analista de dados Doug Laney cunhou o termo Big Data para definir essa grande quantidade de informações para processamento. Laney definiu os três Vs como características importantes para o conceito de Big Data: volume, velocidade e variedade.

Devido à grande quantidade de dados que está sendo gerada e armazenada, as organizações precisam de sistemas robustos de processamento de dados para obter insights e melhorar o índice de assertividade das decisões e estratégias do negócio. Além da grande quantidade de dados (volume), a velocidade com que devem ser tratados – quase em tempo real – e os mais variados tipos de formatos – como textos, números, imagens, vídeos, planilhas, e-mails e etc. – devem ser suportados e processados para agilizar a tomada decisão das empresas.

Quando uma empresa sabe exatamente como utilizar os dados que tem em mãos, ela sai na frente dos demais concorrentes no setor em que atua. Avaliação de indicadores macroeconômicos, estudo das necessidades e demandas do mercado, sintonia com o marco regulatório do setor, pesquisa em planejamento e desenvolvimento (P&D), análise da concorrência (benchmarking), pesquisa de satisfação dos clientes e dados demográficos são informações valiosas para que uma empresa – sabendo usá-las – faça a diferença na sociedade.

Porém, esse grande volume de informações precisa contar com uma infraestrutura capaz de suportar esses dados, além de processar uma infinidade de formatos – visto que as fontes de informações são as mais variadas possíveis. Para auxiliar a tomada de decisão de uma equipe capacitada para tal, esses dados precisam ser organizados e apresentados de forma que influencie a velocidade com que as decisões são tomadas.

As soluções de Big Data da Azure e da Amazon Web Services coletam e combinam resultados de todas as fontes possíveis e, por meio de uma análise preditiva, apresenta os resultados de maneira fácil e simplificada, estimulando o trabalho de Analistas e Gestores para a tomada de decisões assertivas e a geração de novos insights. As soluções possuem grande capacidade de converter grandes volumes de dados, em diferentes formatos, em informação certa no tempo certo.

Fale com a IMAGO e conheça nossas soluções de Cloud Computing. Através das plataformas Azure e Amazon Web Services, temos a solução de computação em nuvem que atende perfeitamente as peculiaridades do seu negócio.