Azure: A plataforma em nuvem da Microsoft

Estudo publicado pelo IDC revelou que até 2017 as oportunidades do mercado global de computação em nuvem atingirão a marca de US$ 107 bilhões. O estudo apontou ainda que até 2020 os investimentos com a nuvem vão ultrapassar os US$ 500 bilhões. Os clientes da Microsoft que utilizam os recursos da computação em nuvem faturam até 50% mais que seus concorrentes que estão fora da nuvem.

Quando as organizações migram sua infraestrutura local de TI para a nuvem, além de contar com tecnologia de ponta, reduzem custos com servidores locais e dispositivos que demandam recursos avançados de hardware e software. Uma equipe de TI reduzida alocada na empresa é suficiente para a manutenção da rede de computadores e dispositivos dos usuários - PCs e Notebooks -, visto que se tornam desnecessárias atividades complexas de backups e manutenção de servidores locais.

Dentre os principais produtos de Cloud Computing do Azure para as empresas estão as soluções de Máquinas Virtuais (Virtual Machines), Aplicativos WEB e Mobile, Bancos de Dados SQL, Armazenamento, Rede, Infraestrutura Híbrida, Análise de Dados, Mídia, Streaming e Internet das Coisas (IoT).

Conheça abaixo essas soluções e como elas podem ajudar as organizações na redução de custos locais e no melhor aproveitamento das equipes de TI para atividades mais importantes para os negócios.

Aplicativos Web e Mobile

O serviço de aplicativos do Azure permite que os desenvolvedores confeccionem aplicativos web e móveis com as linguagens de programação mais utilizadas no mercado, como .NET, Node.JS, PHP, Python, Java, WordPress, Umbraco, Joomla e Drupal. Além de armazenar, criar e gerenciar o aplicativo diretamente na nuvem, o Azure disponibiliza facilidades como ambientes de testes, redes de distribuição para aplicativos e notificações Push para milhões de usuários. Caso o aplicativo tenha picos de tráfego, o Armazenamento em Filas absorve os surtos de tráfego e aumenta a disponibilidade da aplicação. No Azure, o desenvolvedor elabora aplicativos móveis para iOS, Android e Windows, e ainda conta com uma infraestrutura na nuvem segura, confiável e escalonável, ou seja, um ambiente perfeito para o desenvolvedor se concentrar somente no aplicativo.

Banco de Dados SQL

Com as soluções de banco de dados na nuvem, criar e dimensionar aplicativos na nuvem é rápido, prático e seguro. O Banco de Dados SQL se adapta automaticamente aos aplicativos, ajustando seu desempenho conforme a demanda, melhorando a proteção de dados e garantindo a disponibilidade do aplicativo. Quando a demanda do aplicativo cresce, o serviço de banco de dados acompanha automaticamente esse crescimento, garantindo a atividade do aplicativo. Para desenvolvedores de aplicativos SaaS, o Azure permite que um único aplicativo possa ser compartilhado por múltiplos clientes a partir da criação de pools de banco de dados elásticos. Com a segurança física e operacional embutidos do Azure, o usuário cria aplicativos com níveis de segurança avançados e alta disponibilidade, sem o manuseio de códigos complexos.

Máquinas Virtuais

Criando Máquinas Virtuais na nuvem, o usuário roda sistemas operacionais de sua preferência e configura recursos avançados de espaço em disco, processamento e memória dentro de uma única máquina física, sem a necessidade de investimento local em hardware e software.

Através da Internet, o cliente inicia Máquinas Virtuais Windows e Linux em minutos, configurando uma ampla gama de soluções de computação, como Sistema Operacional, HD, Processador e Memória por meio do Gerenciador de Recursos do Azure. Além do usuário executar aplicativos corporativos da Microsoft com a máxima estabilidade e desempenho, ele configura a Máquina Virtual de acordo com a carga de trabalho para a perfeita execução de códigos e aplicativos robustos.

Armazenamento

Na nuvem Azure, as empresas armazenam dados não estruturados (como documentos, imagens, áudios e vídeos), arquivos, tabelas e filas de fluxos de trabalho com a máxima segurança e disponibilidade dos dados, reduzindo custos com servidores locais e liberando a equipe de TI para atividades locais mais importantes, como suporte ao usuário e manutenção do ambiente de rede. O armazenamento de dados na nuvem também facilita o compartilhamento de informações através de uma rede com altas taxa de transferência de dados e baixa latência.

Mídia e CDN

A nuvem do Azure permite a codificação de conteúdo para vários formatos de distribuição na WEB, além de selecionar automaticamente o melhor formato de reprodução de acordo com o dispositivo e o navegador do usuário.

No serviço de Streaming ao Vivo sob Demanda, o cliente transmite conteúdos ao vivo para qualquer dispositivo, independentemente do tamanho do público.

A solução de proteção de conteúdo na nuvem garante a segurança de conteúdos disponibilizados para os usuários do upload até a sua reprodução, evitando que o material seja pirateado e copiado.

Com a rede de alto desempenho do Azure, o cliente distribui qualquer tipo de conteúdo através de mecanismos que aceleram a transferência de conteúdos e reduzem o tempo de carregamento.

Rede

Dentre as principais soluções de rede do Azure estão o serviços de DNS e VPN. Os clientes hospedam domínios DNS para a tradução de nomes em endereços IPs e administram seus registros de forma prática e segura, tudo pela Internet. Caso o cliente precise montar uma infraestrutura híbrida conectando sua infraestrutura local com datacenters na nuvem, ou até mesmo entre redes virtuais na nuvem, o serviço de VPN é ideal para fazer essa conexão virtual com segurança, sem passar pela Internet.

Análise de Dados

A nuvem do Azure oferece soluções avançadas de Big Data, Análise Preditiva, Aprendizado de Máquina e Business Intelligence para coleta e processamento de grandes volumes de dados para, posteriormente, transformar esses dados em ações inteligentes para o sucesso das empresas em seus mercados de atuação. Gerentes e gestores criam gráficos interativos e relatórios customizados que auxiliam a tomada de decisões mais assertivas para o futuro dos negócios.

Internet das Coisas (IoT)

No serviço de IoT do Azure, os clientes conectam, monitoram e gerenciam milhões de dispositivos ou objetos IoT através de uma comunicação bidirecional, além de trabalhar com plataformas Linux e Windows, e protocolos .NET e Java.

Os dispositivos IoT possuem grande utilidade em hospitais, na agropecuária, em escritórios e em fábricas , por exemplo. Na indústria, um dispositivo IoT pode medir em tempo real a produtividade das máquinas de uma fábrica e indicar problemas e quais setores precisam de investimentos. Na agropecuária, dispositivos instalados nas plantações podem enviar informações precisas sobre temperatura, umidade da terra e velocidade do vento para que agricultores gerenciem o negócio para garantir uma safra produtiva.

A IMAGO é parceira da Microsoft há mais de 10 anos e conta com um time de Engenheiros e Especialistas que abastecem o mercado com soluções de Cloud Computing do Azure para todo o tipo de negócio. Entre em contato conosco e saiba como reduzir seus investimentos de capital e otimizar seus gastos operacionais com as soluções em nuvem do Azure.